I@smine
Estudando literatura atrevi-me a um soneto
Sempre achei muito para mim
domar os pensamentos, organizá-los assim
obedecendo a tercetos e quartetos

Minha escrita cotidiana chamo de prosa versada
Não obediente aos padrões de métrica, mas as vezes ritmada
Já estou no sétimo verso, faltam só metade
tanto é o que quero dizer  e não digo nada em verdade

Temo estar imitando Gregório de Matos (não sou ninguém)
No seu soneto ao conde de Ericeira D. Luís de Meneses*
Entretanto não comecei meu soneto em gabo (irônico) de alguém

Metalinguístico, intertextual, melhor do que esperava, confesso
fruto de tentativa, semi-êxito, já é bom
não imaginava ao menos conter-me ao décimo quarto verso.


*
Ao conde de Ericeira D. Luis de Meneses pedindo
louvores ao poeta não lhe achando ele préstimo
algum

Um soneto começo em vosso gabo;
Contemos esta regra por primeira,
Já lá vão duas, e esta é a terceira,
Já este quartetinho está no cabo.

Na quinta torce agora a porca o rabo:
A sexta vá também desta maneira,
na sétima entro já com grã canseira,
E saio dos quartetos muito brabo.

Agora nos tercetos que direi?
Direi, que vós, Senhor, a mim me honrais,
Gabando-vos a vós, e eu fico um Rei.

Nesta vida um soneto já ditei,
Se desta agora escapo, nunca mais;
Louvado seja Deus, que o acabei.

Gregório de Mattos
4 Responses
  1. I@smine Says:

    este texto na verdade, não é um soneto
    porque não segui a regra (primordial) de métrica..
    mas é uma tentativa, distração, brincadeira com as palavras.. um dia com as técnicas aprendidas escreverei um soneto de fato =) =*


  2. Anônimo Says:

    foi buscar inspiração lá no barroco Nick... rs
    foi muito longe!

    para se aprimorar mais nos sonetos, sugiro que leia vinícius de moraes, nosso poetinha foi um craque nesse estilo!

    beijos...


  3. I@smine Says:

    eh vdd lelê ^^ o cara manda mtooo ..
    ehehhe na verdade isto está beem longe de ser um soneto neh rs.. mas me aprimorarei ;)
    quem sabe daqui a umas 5 existências eu chego aos pés de Vinícius.. shausausha
    beijoss !!



Postar um comentário